Links

Fale Conosco

 

Educação Infantil
             O COLÉGIO SAINT EXUPÉRY - COC, ciente de sua responsabilidade, está comprometido com uma educação atraente e estimulante, que leva o aluno a pensar, comparar, deduzir e experimentar.

Educação Infantil:
                                - Mini-Maternal
                                - Maternal
                                - Jardim
                                - Pré
                                - 1º Ano (Ensino Fundamental)

              O COLÉGIO SAINT EXUPÉRY oferece orientação necessária para que cada criança siga o seu caminho, visando, ao mesmo resultado: o SABER de cada um, único e especial.   Assim, procuramos adequar nossa proposta pedagógica ao momento atual. Buscar uma verdadeira educação para a atualidade, para nós, é estar sempre alicerçados no que tem dado certo, sem esquecer o que foi bom no passado.
              Nossa proposta está fundamentada no incentivo e na motivação.
             O conhecimento é o alimento para a ação criativa.
             O projeto pedagógico do Exupéry - COC não superestima as novas tendências, porém não as desconsidera. Nossa preocupação é que o desenvolvimento da criança seja tranqüilo e natural. Além disso, cuidamos para que nossos educadores tenham tempo para reflexão e estudo, sem que fiquem desorientados entre tantas e tão diferentes teorias.
            A nossa proposta pedagógica parte dos interesses e necessidades naturais da criança. Através das Linguagens de Expressão-Plástica, Oral, Matemática, (Ciências) Corporal, Musical e Afetivo-Social a criança encontrará meios para a formação e desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, para a elaboração de valores estéticos, para que possa atuar hoje e no futuro com sucesso personalidade.

PROJETOS:

 
                Vários projetos são desenvolvidos no decorrer do ano letivo.

FRUTOLÂNDIA - pesquisa, teatro, culinária, artes plásticas. Após o desenvolvimento do projeto, as crianças se deliciaram com sucos, geléias e  bolos, feitos por elas numa aula de culinária, sob orientação da nutricionista.
 
Dia do ÍNDIO - sob orientação da psicopedagoga Daniela Ressinette, os alunos participaram de um dia diferente. Após pesquisas e atividades desenvolvidas, todos saborearam milho cozido, mandioca e bolo de fubá, revivendo assim os costumes indígenas.
 
PÁSCOA SOLIDÁRIA - Todos os alunos, desde o mini-maternal, apresentaram músicas, teatro e danças referente à Páscoa. Depois entregaram com satisfação ovos e chocolates para entidades carentes. É o espírito de cidadania desde a mais tenra idade.

PROJETO DE ODONTOPEDIATRIA - Dra. Fabianete Cristina Ferin Rodrigues atua no Colégio, oferecendo palestras de aconselhamento para professores, pais e alunos, sobre a prevenção e cuidados sobre a prevenção e cuidados sobre os dentes. Aplicação de "fluor", uma vez por semana para alunos da ed. infantil (a partir de 5 anos.)
 
PROJETO DE FONOAUDIOLOGIA - A  fonoaudióloga Raquel Simões Martins desenvolve um trabalho de prevenção no que se refere à área de comunicação escrita e oral, voz e audição. Participa da equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos, subsidiando a equipe escolar, e oferecendo informações sobre sua área. Oferece ainda, orientações aos professores, sobre a detecção precoce dos distúrbios da comunicação humana através da observação ou triagem dos alunos.
 
PROJETO  DE NUTRIÇÃO: ALIMENTAÇÃO  SAUDÁVEL - A nutricionista oferece orientação e esclarecimentos sobre a importância da alimentação saudável, incentivando os alunos a conhecerem e experimentarem vários tipos de legumes, verduras e frutas. Superviona o Lanche Saudável

EDUCAÇÃO INFANTIL

- Lanche Saudável -> Sob a orientação da nutricionista e da coordenadora Daniela Ressinette, o Colégio oferece o lanche coletivo diariamente; consta de: 1 suco de fruta, 1 salgado, 1 doce e 1 fruta. Mesalidade R$ 100,00.
 
Capacidades que são desenvolvidas na EDUCAÇÃO INFANTIL.
* Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

* Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a saúde e bem estar.

* Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

* Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejo e necessidades.

* Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

* Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

LINGUAGEM PLÁSTICA

                Nessa perspectiva é que a Linguagem Plástica, peça fundamental no desenvolvimento da criança, representa uma excepcional contribuição para que os alunos dêem curso às suas diversas formas de linguagem, com um sensível enriquecimento no processo de comunicação e expressão.
                É por meio da linguagem Plástica que a criança procura experimenta, descobre e  vai tomando consciência do seu próprio eu.

 
Linguagem Oral
 
               Toda criança tem um potencial próprio, cujo desenvolvimento, maior ou menor, depende dos estímulos dos pais e dos educadores.
               Para estimular o pensamento, é preciso orientar a observação da criança, que é muito importante, pois ela está numa fase de descoberta de si mesma e do mundo que a cerca. Pela observação acontecerá a comparação, e quando a criança compara coisas e objetos, tem a oportunidade de conhecer melhor o que foi observado e, então ocorrem "operações mentais" que são fundamentais para sua vida futura.

 
LINGUAGEM CORPORAL
 
               Por meio das habilidades corporais, a criança nos mostra, de modo espontâneo, o que pensa  e o que sabe. Na realidade, o corpo "fala" mesmo sem que se perceba: com atenção, poderemos "ouvir" muitas coisas que a criança diz. Além disso podemos identificar a homogeneidade de movimentos, o equilíbrio, a idade e em que nível se encontra o desenvolvimento de seu esquema corporal.
 
                A PSICOMOTRICIDADE é a habilidade motora que a criança deve  ter em determinadas atividades. Dependendo da idade em que ela esteja, o conhecimento e o domínio do seu próprio corpo podem ser bastantes estimulados por meio de atividades prazerosas e interessantes. No EXUPÉRY são trabalhadas e desenvolvidas sete esquemas, que correspondem as habilidades necessárias:
 
                ·    ESQUEMA GLOBAL
                ·    ESQUEMA  CORPORAL ORAL
                ·    ESQUEMA CORPORAL AUDITIVO
                ·    ESQUEMA CORPORAL GUSTATIVO
                ·    ESQUEMA CORPORAL VISUAL
                ·    ESQUEMA CORPORAL TÁTIL
                ·    ESQUEMA CORPORAL  OLFATIVO
 
LINGUAGEM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
 
               Desde cedo esta linguagem é trabalhada, porque sendo intuitiva, ela se manifesta de modo natural antes das noções específicas que são passadas pelos adultos, quando a criança já experiência semelhanças e diferenças entre objetos e as características de cada um deles, começando, assim, a fazer associações e a estabelecer relações.
              Passam forçosamente pela manipulação e pela exploração os primeiros passos da criança, no caminho da aprendizagem dessa linguagem .
 
 
 
ESTRATÉGIAS
 
             A criança deve ter, nessa linguagem, inúmeras oportunidades de expressar seu raciocínio de forma pessoal. Deve-se oferecer a ela vários materiais e objetos concretos para que possa, assim, descobrir e chegar as suas próprias conclusões. Num ambiente  estimulador, ela pergunta, esclarece dúvidas, troca idéias, erra, acerta,assim memoriza o que foi vivenciado.

 
LINGUAGEM MUSICAL
 
             Podemos conceituar a Música como toda "sinfonia sonora" que nos cerca, agradável ou não. A linguagem Musical leva a criança a ter alegria e um grande prazer, pois as atividades têm um caráter lúdico,de jogo, de brinquedo. A música por si só é um instrumento valioso para a aprendizagem.
 
LINGUAGEM AFETIVO-SOCIAL
 
             Ao entrar na escola, a criança transpõe o limiar da família. Sua vida, antes restrita ao campo familiar, passa a ter uma nova dimensão, face a outras oportunidades de desenvolver múltiplas formas de convivência, até então,  incipientes. O convívio diário com os colegas, educadores e funcionários, por exemplo, será uma experiência original e muito significativa, que exigirá modificações diante da nova realidade, para os ajustes aos novos padrões de vida.
 
INICIAÇÃO AO INGLÊS
 
             Atividades estimulantes que incentivam a conversação e enriquecimento do vocabulário. Utilização de filmes, filmes, álbuns e jogos.
 
INICIAÇÃO A INFORMÁTICA
 
             Jogos e exercícios de acordo com a faixa etária.
 
AULAS DE JUDÔ
 
             Disciplina, Respeito e Técnica. Professor especialista.
 
STUDIO DE DANÇA EXUPÉRY
 
             Baby-class, Ballet clássico, contemporâneo, Street-Dance, Jazz, Sapateado. Metodo:"Royal Ballet".
 
FUTSAL
 
             Aulas de futebol, com professor especialista.
 
CURSO DE IDIOMAS
 
             Pela Excelent Global...Manhã, tarde e noite. Inglês, Francês, Japonês, Espanhol e outros. Alunos a partir do Pré (5 anos).
 
SOCIALIZAÇÃO
             A socialização é manifestada e cultivada por meio das habilidades de:convivência, igualdade, companheirismo, compreensão, solidariedade, participação, colaboração, respeito mútuo e senso de humor.

 
ESTRUTURA FÍSICA
 
             Atualmente o Colégio "Saint Exupéry" mantém um complexo educacional com mais de 7.500m² de área destinada à formação integral dos alunos, oferecendo desde o berçário até a graduação superior, por meio de parcerias sólidas com o Sistema COC de Ensino e a UNOPAR (Universidade Norte do Paraná). Com uma ótima estrutura e o melhor Sistema de Ensino do país, o Exupéry é um Colégio preocupado em desenvolver nos alunos uma compreensão crítica do mundo.
            O Exupéry possui: Amplas salas de aula com equipamentos de alta tecnologia, departamentos administrativos, auditório climatizado, laboratório de informática, laboratório de Ciências Físicas e Biológicas, 2 play-grounds, 1 ginásio de esporte poliesportivo coberto, 1 quadra de esportes, salas apropriadas para berçario, biblioteca; Um prédio cultural "Studio de Dança Exupéry". 

COMO AQUELES CASTELOS ... QUE INSPIRAM OS SONHOS MAIS BELOS... OS ANOS PRÉ-ESCOLARES DEVEM AJUDAR A CONSTRUIR UM TEMPO MARAVILHOSO E INESQUECÍVEL PARA A CRIANÇA.

 
Imprimir
Documento sem título

Colégio Saint Exupéry

Copyright Colégio Saint Exupery - 2003. Todos os direitos reservados. Produzido por Jaucom - Hospedado por Jausite